Pente-fino do INSS – Prazo de cinco dias para revisão preocupa segurados. Veja o que fazer
No pente-fino do INSS, os beneficiários estão sendo chamados cinco dias antes da data agendada para a perícia. A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário informa que os beneficiários estão com pouco tempo para juntar a documentação necessária.
– O segurado não consegue nem marcar uma consulta ou exame. E a maioria é atendida pelo SUS. – comentou Jane Berwanger em entrevista ao programa Destaque Econômico.
O prazo tinha que ser de 30 dias, defende a presidente do IBDP. Enquanto isso, Jane explica que o segurado pode pedir reconsideração. Isso dá três meses, mas o pagamento do benefício é suspenso.
– Ou a pessoa pode imediatamente entrar na Justiça. Ou, depois, pedir o pagamento retroativo.
Quem está sendo chamado?
Berwanger explica que o pente-fino tem chamado principalmente pessoas mais jovens e com benefícios mais antigos. Outro ponto que chamou a atenção da presidente do instituto é a declaração da associação de peritos do INSS de que metade dos benefícios está errada desde a origem porque foi concedida de forma irregular.
– É necessária uma investigação sobre a gravíssima afirmação de que metade segurados estavam recebendo indevidamente porque estavam trabalhando ou porque nem tinham contribuído para a Previdência. Quem deveria ser responsável por analisar se havia contribuição ou não: os peritos ou os servidores do INSS? De certa forma, o presidente da Associação acusa os servidores do INSS de terem concedido milhares de benefícios irregularmente.
Fonte: Clic RBS