RS tem 80 mil carteiras de trabalho perdidas; saiba como recuperar
Um local em Porto Alegre guarda mais de 80 mil carteiras de trabalho, que foram perdidas ao longo dos últimos anos no Rio Grande do Sul. Tudo está armazenado nos arquivos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que fica na capital gaúcha. Quem perdeu o documento ainda pode consultar, via internet, se a CTPS está guardada lá e recuperá-la, sem precisar emitir uma nova via.
Ao todo, cerca de 300 carteiras de trabalho perdidas são entregues por mês no local. “A grande maioria é entregue pelos Correios. Elas ficam armazenadas nas agências em torno de três meses e caso o dono não busque, elas são encaminhadas pra cá”, explica o chefe do Setor de Identificação e Registro Profissional da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Bruno Plate Barbosa.
No local, elas são registradas e pela internet, é possível consultar se a CTPS está no local. Para retirá-la, basta apresentar um documento de identificação civil como carteira de identidade ou de motorista.
Porém, muita gente não sabe disso. “Nós temos, em média, dez pessoas por mês que vem buscar as carteiras aqui”, acrescenta Barbosa.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego fica na Avenida Mauá, 1013, no Centro de Porto Alegre. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 16h. Para mais informações, o telefone é (51) 3213-2901.